terça-feira, 29 de março de 2016

O que uma doula pode fazer por você?

Eu não sabia o que era uma doula até ser uma.
Quando eu fiquei grávida do Francisco mergulhei no mundo do parto humanizado, li muito, pesquisei, me preparei para um parto domiciliar. E quando me perguntavam: "mas e você vai ter uma doula?" Eu dizia "não, eu não gosto de massagem". Rá, rá, rá pra mim .Se eu soubesse ontem o que eu sei hoje. Se eu soubesse que uma doula faz muito mais do que massagear as costas na hora da dor. Se eu soubesse que um doula poderia me dar suporte e mais informações que eu achava que eu tinha. Se eu soubesse que uma doula poderia me ajudar a planejar melhor meu parto e me livrar de uns tantos medos. Seu eu soubesse que no dia do parto ela saberia me guiar com palavras de afeto e coragem. Que quando eu tivesse dúvida ela me daria certeza. É claro que meu parto era meu e uma doula não poderia guiá-lo, mas seria bom ter o suporte. Ter o abraço no momento certo.
Ter uma doula é ter o apoio que você precisa para entra na maternidade e se transformar





Procure, informe-se, repense. Para quem ainda não sabe, sou doula, eutento trabalhar a maternidade como todo, pré, parto, e pós. Mas há outras doulas que trabalham de diversas formas e, com certeza, há uma que combina com você. Para conversar sobre doulagem e como eu trabalho é só entrar em contato no tatisabadini@gmail.com

Alguns sites legais para quem procura uma doula:
http://www.queroumadoula.com.br/
http://matriusca.com.br/

terça-feira, 22 de março de 2016

mudar é preciso ou o que ser mãe de três seres em desenvolvimento me ensinou

Ah, essa é aventureira, Essa é a quietinha, É danado, é tímido, é destemida, é falante, é delicada.
É. É. É. Sou. Sou. Sou. Somos. 
Por que temos essa necessidade tão grande de definir nossos filhos? Fulaninho é assim, ele é assado. E, eu até já escrevi sobre isso por aqui, vamos nos pegando nos rótulos. Às vezes, o bebê acaba de nascer e vira logo o "bonzinho" ou o "agitado". "Esse vai dar trabalho, hein?". Acho que é natural sentirmos isso, somos seres racionais que precisamos de significados. 
Agora, volta e esquece isso.
Pois bem, ao ser mãe de três pessoas em pleno desenvolvimento, que a cada dia se formam e se descobrem, eu começo a entender que a gente está em mudança constante e eles também. Não podemos nos apegar a certas definições, certos padrões que criamos para nós mesmos e para eles. 
Pausa, gente. Porque o negócio tá complexo. Virei conhecedora da psique humana. Só que não. hahahaha Como disse, é tudo observação mesmo. Quatro anos de trabalho em campo apenas. Por isso, deixa eu escrever o que está aqui na cabeça. 




Por aqui foi lindo ver como a relação entre os três foi se desenhando depois que o Francisco nasceu. A Maria ficou meio desconfiada, a Bella adorou ter um bebê. Fiquei pensando: "será que a Maria e ele não vão se dar bem?". Quando ele começou a interagir mais com elas e a participar mais das brincadeiras já com um ano, sentimos um movimento de exclusão por parte da Bella. Ela não queria brincar com ele de jeito nenhum e a Maria ia toda com jeito e paciência. Não forçamos nada, se eles brigavam, é claro que intervíamos, mas sem estresse, Sabíamos que era uma fase, mas por alguns momentos cheguei a pensar: "será que a Bella não vai se dar tão bem assim com o Francisco, será que ele e a Maria vão ser mais ligados?". Uns meses depois, Francisco prestes a completar dois, elas quatro, a Bella grudou nele. Era Franchisco (como elas chamam o irmão até hoje) o tempo todo, e eles até entraram numa brincadeira de mãe e filho. Ela super carinhosa e amorosa com ele. Outro dia ela até me disse: "mamãe, fiquei feliz que o Francisco entrou na nossa escola, sentia saudades dele". Então, deixar as coisas fluírem era o caminho? 

Se a história é personalidade, nada me surpreendeu mais do que a Maria. Ela era aventureira, subia em tudo, fugia da sala, "rebelde" sem causa, super corporal, enfim. Passaram-se fases aqui e outras ali, e ela seguiu para um caminho oposto, sensível, carinhosa, prefere ficar mais tranquila, está numa fase super boneca, ainda que goste também de uma aventura ou outra.  

O que eu percebo sendo mãe de três é que eles estão em constante movimento, se descobrindo, escolhendo outros caminhos. E mesmo que eu tenha passado por tantas transformações e mudanças, eles me mostram uma certa leveza no mudar. Eles passam por fases, uma hora um tá mais simpático, às vezes não, uma hora gosta disso, depois daquilo, uma hora se irrita mais, outra de menos. Tudo faz parte da descoberta. E que caminho longo eles ainda têm pela frente. Ainda bem. Que eles me mostrem ainda mais, que a gente se descubra ainda mais, que a gente consiga despegar dos conceitos e que mude sempre. Sempre. 

terça-feira, 15 de março de 2016

Maria e Isabella - 4 anos - Festa da Amazônia

O aniversário foi chegando e quando eu perguntava pras meninas: a festa vai ser de quê? A Bella dizia: "eu quero de Cotia". E a Maria: "eu quero de Jaguatirica". E eu fazia cara de paisagem hahahaha Como vou fazer uma festa de dois animais tão diferentes? "Ah, tá. De Amazônia , pode ser?". "Pode!". Pensei em tudo umas duas semanas antes, mas sempre pensei em fazer na escola delas, que ainda estava de férias (o aniversário foi em janeiro), e que é um lugar que a gente ama e que sente que é a extensão de casa. Durante a semana, choveu todos os dias, mas justamente no domingo dia da festa abriu um sol lindo e a festa foi exatamente como a gente imaginou! E as meninas ficaram super felizes.

O tema Amazônia foi algo que elas viram como projeto da escola, então estávamos totalmente imergidos nisso. No mais, mantivemos aquele modo festa simples, tudo feito pela gente. A festa foi lindamente registrada pelos nossos amigos queridos, Irmina e Sávio, da Panoptes Fotografia, que arrasam em tudo que fazem. Além disso, a Pri, do Milk Studio, fez os vestidos com estampas de animais e uma bandeira linda para a festa. Ela vende tudo no @milkstudio, atende no Rio, mas envia pro Brasil todo.

O cardápio foi todo vegetariano. Decidimos fazer um almoço e isso, por incrível que pareça, facilitou muito. Fizemos uma feijoada vegana, servimos frutas, "batata-frita" (feita na airfryer), pipoca, pastinhas para comer com tomatinho, brócolis e pepino, sucos da Quitanda Fácil e açaí (orgânico) também não podia faltar. Eu e minha mãe fizemos os bolos, teve brownie sem leite e sem glúten da Komboleria, muffin  de banana com nibs de cacau, docinho de coco sem leite e desapegamos total do brigadeiro, que não fez falta alguma.



Mesa dos quitutes. Muita fruta e colorido!

Trouxinhas de brownie feitas pela minha mãe


De lembrancinha: muda de flores


Feijoada servida com ponche e caipirinha para os adultos

O leopardo que virou jaguatirica nos olhos das crianças e os lápis feitos pela minha mãe também




Como não amar esses vestidos da Milk Studio? 

Passeio com a boiuna, uma cobra gigante que as crianças fizeram no ano passado e eu pedi pro professor delas guardar que foi diversão na festa também





O auge da festa foi a pintura e depois o banho de chuveiro. Quando acabou perguntei pras meninas o que elas mais tinham gostado da festa e elas disseram que foi justamente essa parte, óbvio. Afinal, não é isso que devem ser feitos os aniversários e as festas? Alegria e diversão!




A pintura e os móbiles de peixe e folhas que eu fiz pra decorar














Acaí lover


Obrigada, Irmina e Sávio por registrarem esse dia tão importante e querido na nossa memória. Vocês são demais! Para conhecer mais o trabalho deles: www.panoptesfotografia.com 


quinta-feira, 3 de março de 2016

Inspirações para quartos de crianças modernas

Estou numa fase "quero mudar toda a minha casa". Ela acontece todo ano pra mim, é tipo um ciclo. Começa com um desejo de mudar um móvel de lugar até chegar naquela minha eterna vontade de quebrar a parede da sala e da cozinha (mas eu nunca tenho dinheiro no orçamento pra isso). Mas, ultimamente, a dona mudança têm batido muito aqui na porta (inclusive deixou a dica de que eu fizesse alguma pintura nessa minha porta enorme, porém sem graça de madeira). Sem dinheiro, como faz? Não sei, mas estou inventando com o que eu posso. Já troquei alguns móveis e me desfiz das camas das meninas para comprar um triliche. Francisco já foi pro quarto delas, mas a decoração ainda tá em processo (lento, vamos combinar) de criação. Enquanto isso, eu sonho com nada menos do que o melhor dessa vida moderna em quesito inspiração: pinterest! Estou tão obsessiva que resolvi compartilhar aqui minhas ideias favoritas para os quartos de crianças. É claro que não temos Ikea, com móveis super acessíveis com a maioria dessas fotos, mas vale a criatividade e a vontade de fazer algo que tudo dá certo. Oremos. Certo? Posto as fotos daqui quando tudo estiver pronto em 2020 hahahahaha Melhor, até o fim do ano. Quem sabe.

Fonte
Fonte


Fonte

Fonte

Fonte

Fonte


Fonte



Fonte

Fonte

Fonte

Fonte

Fonte

Fonte

Fonte

Sigam me no pinterest! Visite o perfil de Tatiana no Pinterest.