sexta-feira, 16 de maio de 2014

A vida com três

A vida com três é bem corrida, como vocês devem imaginar, e por isso, tá tão difícil escrever. Muita gente tem me perguntado como está o nosso dia a dia e o nosso novo esquema, por isso vou tentar resumir aqui, ainda que quase sempre tem sido uma caixinha de surpresa e a mudança chegou com força e ainda permanece na nossa vida. Francisco está perto de completar dois meses e continuamos no processo de adaptação, tentando criar uma nova rotina. Antes de contar o agora, preciso voltar para o antes, ou melhor, o depois, depois do nascimento dele, a volta pra casa.

Confesso que quando voltei pra casa do hospital, dei uma surtada básica. Estava tão cansada, me sentindo fraca (normal no pós-parto) que pensei: "meu Deus, como vou cuidar de três?". Não tinha energia nenhuma para ficar com as meninas ou brincar com elas e isso foi bem chato, além disso bateu uma culpa terrível. Era muita mudança pra mim e pra elas. O Marco ficou mais por conta delas e meus pais também ajudaram muito nesse processo. Eu surtava, mas sabia que era uma fase e que o cansaço absurdo ia passar. Mas foi nessa hora que decidimos, de supetão, mesmo porque não estava nos nossos planos, e isso é assunto para um outro post, colocar as meninas na escola. O Marco ficou em casa e juntou a licença com mais 15 dias de férias. Quando ele voltou a trabalhar fomos entrando em um novo ritmo aos poucos e com o caos básico que uma família em fase de transição comporta. Em dois meses e meio aconteceu muita coisa, mas no momento a nossa rotina está assim:

Manhã
Eu acordo primeiro com o Francisco, obviamente. Até semana passada ele tinha o seguinte esquema, acordava para mamar 4 ou 5 da matina e ia acordando de uma em uma hora e lá pelas 7 ou 8 justamente quando as meninas acordam ele ficava acordado de vez. Um pouco antes disso eu acordava o Marco e passava ele pra ele e ia tomar café da manhã com certa tranquilidade. Agora ele está acordando 6/6h30 e depois dorme de novo. Uhu! O que me deixa livre para fazer o que eu tiver que fazer até a hora das meninas acordarem que tem sido por volta das 7h, sendo elas dormiam até 9h há duas semanas atrás. Viram como tudo muda por aqui? Então a gente vai se adaptando.

Preguiça matinal

Quando as meninas acordam é hora de ir pra sala tomar café com elas enquanto eu o Marco nos dividimos em quem faz café e quem fica com elas e no meio tempo ainda vamos no banheiro, cada hora um. Aí troca de roupa, come, brinca e no meio disso tudo Francisco mama de novo. Tenho faxineira duas vezes por semana, quando ela está em casa a gente fica mais livre porque ela faz o almoço, então tenta descer com elas, passear, fazer alguma coisa. Quando ela não vem eu tento fazer o almoço, varrer a casa, colocar roupa pra lavar e isso é meio caótico, eu e o Marco vamos revezando, mas nem sempre funciona e quase sempre a casa fica bagunçada. Às vezes minha mãe me socorre e vem fazer almoço ou manda alguma coisa, o que é ótimo!

Brincadeira no corredor, sempre um sucesso

Lavando a louça

11h30. É hora do almoço. O Marco tem que sair pra trabalhar meio-dia. Eles almoçam juntos e eu tb se o Francisco não estiver mamando, o que é raro. De manhã ele tem sonecas muito curtas, acho que em grande parte por culpa da bagunça e gritaria. Mas, ultimamente, as meninas não têm curtido almoçar esse horário, então elas acabam almoçando comigo depois de meio-dia e quando eu fico com elas sozinha, minha gente, preciso admitir que rola uma televisão básica, mickey que elas adoram, de preferência. E é nessa hora que eu tento dar atenção pra todo mundo ao mesmo tempo. Cada dia é diferente. Tem dia que uma das duas faz cocô e tenho que dar banho porque sujou tudo, ou as duas, ou alguém que tentou fazer cocô no penico e errou o alvo, ou Francisco que fez cocô e vazou pras costas. (Ultimamente minha vida tem se resumido a cocô, xixi e algumas vomitadas de leites, sim ter filhos é nojento. Aí dou banho e coloco roupa nas duas enquanto Francisco chora no moisés ou dorme no sling (já aconteceu as duas situações). Se tá muito caótico tento colocar um DVD no meu quarto e dar de mamar pro Francisco deitada junto com elas, ainda que elas fujam e mexem no que não pode, como no dia que elas pegaram um saco de pão de forma e comeram um pedaço de cada fatia, e eu finjo que não estou vendo. Eu olho constantemente pro relógio e espero dar 13h30 que é a hora que meu pai leva as duas pra escola. Quando elas estavam na adaptação e até alguma semanas depois, eu ia junto com o Francisco, levar e buscar, mas pra ele era super estressante e ele chorava horrores no bebê conforto, então meu pai assumiu a tarefa grandiosamente e elas amam andar no carro do vovô e outro dia eu fui buscar as duas e nada de abraço na mãe, elas foram correndo atrás do vovô (as mãe pira).  

Tarde
Quando as meninas saem de casa, em 90% das vezes Francisco está mamando, e aí ele mama pra valer. Uma, duas horas de peito sem parar, acho que ele aproveita o silêncio e a minha exclusividade. Depois ele dorme bem, mas aí depende do dia também. Hoje, por exemplo, mamou uma hora, dormiu uma hora e meia, mamou de novo e agora está aqui na minha frente na cadeirinha de balanço, brincando e conversando com ele mesmo enquanto eu escrevo. Às vezes eu sinto que não consigo fazer nada de tarde, só dar de mamar e no meio consigo arrumar alguma coisa da casa, responder um email, fazer um lanche caprichado. E quando eu vejo já são 18h e tá quase na hora delas chegarem com meu pai. Nessa loucura toda devo ter saído só umas três vezes sozinha com o Francisco, mas pretendo começar a andar por aí com ele.
 

Noite
As meninas chegam 18h30 super cansadas e com sono. Aí entra o modo dar banho, algo pra comer (odeio admitir, mas nem sempre é jantar, quase sempre é um vitamina de banana com leite de arroz), um pouco de TV deitadas na cama da mamãe e dormir umas 20h. Meu pai me ajuda a fazer grande parte dessa rotina noturna até o Marco chegar umas 19h. Enquanto elas estão deitadas na minha cama, a gente dá banho no Francisco.

Momento pós-banho na minha cama

Dependendo do humor/fome dele, eu coloco as duas pra dormir, se não vai o Marco. Sento entre as duas camas, canto uma música e elas dormem rápido. Depois, o Francisco mama, mama, mama e apaga. Demos sorte nesse quesito porque ele sempre dormiu bem essa hora da noite. E ele vai direto até meia noite e, essa semana chegou até às 3h da manhã! Viva! Então é essa hora da noite que eu e o Marco conversamos, jantamos, tomamos banho mas, basicamente, ficamos parados no sofá vendo TV e mexendo no celular, mortos de cansados.

Francisco e Bella na cama da mamãe  

Madrugada
O Francisco no primeiro mês, como um bom bebê, acordava de três/duas horas para mamar. Agora, como eu disse, acorda uma vez só, por volta das 3h, e acho lindo. Mas aí passamos por outra fase: as meninas começaram a acordar de novo. Rá, rá, rá. Juntou com resfriado, febre, crise de ciúme e uma menina que jogou a chupeta no lixo, e passamos por uma semana difícil com elas por aqui. Era muito choro e a gente tentava consolar, levava pra nossa cama e fomos tentando desesperadamente fazer dar certo e acho que encontramos um certo equilíbrio nesses últimos dias. Ufa!  

Cozinhar e arrumar a casa
Basicamente, faço essas duas coisas quando dá. Com uns dez dias depois do parto, eu já estava cozinhando e passando uma vassoura na sala, nada de limpeza pesada, mas foi uma forma de me sentir útil também, cuidar da minha casa. Agora, se tenho que fazer o almoço faço uma coisa rápida tipo macarrão uma carne com legumes e arroz. O Marco entra em ação nessa hora e fica com as crianças enquanto estou na cozinha, nem sempre a comida sai maravilhosa, mas dá certo. Como eu sou a louca obsessiva por bolos, eu prefiro ir pra cozinha do que dormir de tarde, por exemplo. E assim a gente vai levando. Também compramos uma máquina de lavar louça que tem ajudado muito na organização da cozinha. Mas acho que cada vez mais as coisas vão se ajeitando e vai ficando mais fácil de fazer tudo.

A nossa rotina está em constante mudança agora, mas sei que em breve a coisa fica estável. Para ser pai/mãe, é preciso saber que tudo é fase. Muita gente me pergunta: "como você dá conta?". Eu simplesmente faço, gente, me viro, sobrevivo. Ser mãe também é saber "dar um jeito", escolher batalhas, encarar o trabalho porque dá trabalho mesmo e viver o simples viver.

21 comentários:

  1. Desculpa, mas adorei! srsssrs Eu sei que tudo parece mágico em simplesmente ter babá, mas mega admiro essa força, esse revezamento da família, o envolvimento, o consaço. Muita coragem, luz e força pra sua família.

    ResponderExcluir
  2. Tati, é muito legal você dividir sua rotina com os seus leitores.
    Como futura mãe de 3 (quero, pq quero 3), fico só de olho nas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Seria bem mais dificil se as crianças não estivessem na escola. Seus pais ajudam, seu marido é sempre presente na medida do possível e você ainda tem uma faxineira. Que bom que você tem um certo suporte. Boa sorte. Por isso que penso muito em ter um terceiro filho, porque estamos só eu e meu marido longe da família e meu marido trabalha longe de casa então sou só eu e os gêmeos o dia todo.

    ResponderExcluir
  4. Ufa!!!! Não é moleza, não!
    Beijos para a família moderna mais fofa da web!

    ResponderExcluir
  5. Tati, você é uma guerreira mesmo!!!!!!
    A questão é justamente pensar que tudo é uma fase, respirar fundo e esperar por dias menos tumultuados.
    Quando o bicho pega aqui em casa tento colocar isso em prática e no fim a gente vê que nem é tão difícil assim. Depois de todo o trabalho que se tem diariamente basta olhar aqueles rostinhos que a força brota no coração da gente e seguimos em frente.
    Parabéns pela sua determinação e pela coragem de admitir que nem sempre a maternidade é um mar de tranquilidade. Parabéns pela família linda que você está construindo. E obrigada por dividir algo tão pessoal conosco. O seu blog é leitura obrigatória pra mim. Inspiração pura.!
    Beijos no coração. Roneli

    ResponderExcluir
  6. Oi Tati,achei tão lindo as meninas lavando os pratinhos e o Francisco tem os olhinhos das meninas,ele está lindo,com esse macacão dá vontade de apertar! Bjsss.

    ResponderExcluir
  7. Tati, fiquei cansada só de ler!! rssss Mas sabe que esse post foi excelente, super vida real! E é o que, nós mães, vivemos mesmo né? Nem sempre (quase nunca) só glamour... mas aí vem os sorrisos, os carinhos, ahhh aí passa tudo!

    Bem, eu ando pensando em ter mais um filho (tenho uma de quase 2) e meu maior PANIC é justamente dos horários que estiver com os 2. Minha filha fica na escola o dia todo e eu trabalho, mas à noite e de manhã eu não faço mais nada a não ser ficar com ela! Como é que vou dar conta de 2???

    Agora, se me permite um pitaco, pelamordedeus dá um jeito dessas meninas comerem na escola em pelo menos uma das refeições!! Almoço ou jantar. Nem que seja só por um tempo. Acho que só isso já ia te tirar um peso enooorme... Sem falar q as crianças comem super bem junto com as outras, então só vai fazer bem para todos nesse momento caótico.

    Beijos, parabéns e boa sorte!!!!!!!!!! Tati

    ResponderExcluir
  8. Oiiii!! Adorei seu blog e as crianças são lindaaaaaaaaaas!!! Estou te seguindo!! Beijos

    http://sendomaeaos20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa Tati ia mesmo te escrever perguntando como vc se organiza. Minha bebe tem 5 meses e ta tudo um caos.... Aí eu lia vc com 3 e ainda sem deixa-las na TV e fazendo bolos e me perguntava: Meu Deus! como ela consegue??? Rsrs
    Me senti menos culpada ao ler teu post pq todo dia chega uma hora que rola uma TV pq putz, senao eu nao consigo nem comer e fazer xixi ( ela fica no colo o dia todo, praticamente!). E a casa entao...lavo a louça e olhe lá!
    Adoro seu blog! Bjs

    ResponderExcluir
  10. que vida agitada qui com um bb de 2 meses ja e uma bagunça imagina com tres rs um bj parabéns papai por dar uma força!!!

    ResponderExcluir
  11. Tati aja folego amo seu blog .Parabéns e que Deus te de força nessa luta do dia-ai a dia .Seus filhos são lindos

    ResponderExcluir
  12. Tati, vc é realmente admirável. Admirável. Minha bebê está com um ano e 5 meses e, gente, eu fico aqiu me perguntando em que momento vc faz bolo ou em que momento vc dorme. Pq o meu cansaço é tanto que na soneca dela à tarde, não consigo fazer outra coisa senão ficar deitada imóvel olhando pro teto. Sério. É mais do que cansaço físico, é cansaço psicológico e emocional tb. Vc é uma heroína.

    ResponderExcluir
  13. Estou passando por tudo o q está passando, a diferença é q tenho apenas uma menina de 1 ano e 10 e o bebe de 2 meses.... É punk! Pra vc, mais ainda.... Mas fico aliviada de ver que as rotinas são muito parecidas, e os sentimentos tb. Me corta o voração não conseguir fazer tudo direitinho.... Mas é uma fase, e no fim, tudo fica muito mais feliz!!!! Força pra vcs, e parabéns pela linda família!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns! Eu só com um já fico meio perdida... Mas é isso ai, ser mãe é maravilhoso apesar de toda correria.Felicidades!

    ResponderExcluir
  15. Vou ser sincera. Suas publicacoes aqui, no facebook ou no instagram sempre tem esse tom de olha como eu sou fodona. Ter 3 criancas e dificil, mas vc tem muita ajuda, mais que a maioria das maes que ficam em casa. Nao estou dizendo que seja facil pra voce porque a vida de nenhuma mae e, mas em vez desse tom de sou fodona, que tal count your blessings? voce tem um marido que trabalha meio periodo, mora em um apartamento pequeno e tem faxineira duas vezes por semana, nao tem que levar nem buscar criancas na escola, seu pai te ajuda com a rotina de banho. Poxa, na verdade voce passa uma hora e meia apenas com os tres! Menos ego e mais gratidao por ter a sorte de cuidar dessas 3 criancas com muitas, mas muitas maos extras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você acha que eu tenho esse tom. Me sinto sortuda e agradecida todos os dias de ter três filhos, uma escolha que eu fiz com muito orgulho. Tenho ajuda sim e quem tem ajuda não deveria se sentir mal por isso. Toda mãe tem o direito de reclamar e eu exponho muito minha vida aqui, no instagram e no facebook, ao contrário de você que preferiu ser anônima. Basta parar de me seguir, pronto.

      Excluir
    2. Oi Tati! Tenho apenas uma filha de 1 ano, trabalho fora o dia inteiro, não tenho empregada nem família perto. Somos apenas nós três: nossa filhota, meu marido e eu. Mas mesmo assim canso só de pensar na sua rotina. O trabalho de casa é muito cansativo pois não termina nunca. Sua decisão de se dedicar à família e à casa é digna de uma pessoa forte. A exposição de seu cotidiano para nós é uma delícia! Parabéns pelo seu trabalho!

      Excluir
  16. Oi Tati! Parabéns pela garra com a família. Eu tenho uma filha de quase 2 anos e um bebê de 20 dias. Qd cheguei do hospital minha empregada me largou na mão. Cansei de passar raiva com empregada e por isso vou aderir à diarista e máquinas de lavar louça. Qual é a sua marca modelo?
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leticia! A minha é uma lavadora brastemp ative. ;) Vale a pena. Beijos

      Excluir
  17. Oi, Tati! Que família linda! Seu blog é inspirador, e há mais de 1 ano vem me guiando nesse labirinto incrível da maternidade. Ultimamente tenho pensado e pesquisado opções de escola para minha bebê aqui em Brasília. Seria muito bom saber qual foi sua escolha para as meninas! Você poderia falar em qual escola elas estão e as suas impressões? Bjs!

    ResponderExcluir