sexta-feira, 30 de março de 2012

Nossa vida pelas lentes telefônicas

O tempo corre rápido e os dias são infinitos quando se tem duas pequenas. Por isso é bom ter um iPhone sempre por perto para registrar tudo! Elas estão melhorando do refluxo, porém a luta é diária. Temos dias bons e dias ruins. O jeito é mudar o foco e ir se divertindo no meio do caminho. Continuo fazendo post imaginários e sinto muita falta de escrever, mas aos poucos as coisas vão se ajeitando e começo a me organizar para ter uma vida própria. Minha nova mania agora é enfeitar as duas todos os dias para uma sessão de fotos! Nada melhor para dar um ânimo do que uma ajeitada no look, minha gente! Além disso, temos que usar as roupinhas fashion porque elas estão crescendo rápido. E vamos rumo aos três meses!


Maria e Isabella


Marco, Maria e as listras da Isabella


Tem coisa melhor no mundo do que dois bebês em paz?


Frufrus!


Eu, Mama e Bebella em momento solo

sexta-feira, 23 de março de 2012

Vamos arrotar e derrotar!

As meninas estão oficialmente com refluxo. Fizemos uma ecografia e ficou comprovado que elas têm refluxo moderado. É um saco, devo dizer, acho terrível os bebês terem que sofrer justamente no melhor momento para eles que é o ato de mamar, mas estamos seguindo em frente e dando um passo de cada vez. O exame é bem simples, mas elas tiveram que ficar 24 horas sem o remédio e isso foi sofrível.

Na clínica, encontrei com outra mãe na sala de espera que amamentava o filho de quatro meses enquanto eu também dava de mamar para Maria, que seria a próxima. Ela tinha os olhos cansados, talvez como os meus, e me contou que o filho de quatro meses tinha refluxo desde que nasceu. "Ele chora muito, elas choram muito?". Eu disse que não, "choram um pouco", e quase me senti culpada. Queria ser solidária com ela, dar um abraço, aquela coisa de "eu sei o que você está passando, de todos os medos, etc". Ela já tinha ido em três pediatras e também deu para o bebê a receita clássica dos médicos para o refluxo: motilium e label. Não deu tempo de conversar mais. Não sei qual tinha sido o resultado do exame dele, mas me senti menos sozinha no mundo.

Passamos por uma montanha russa de emoções nestes últimos dias, mas como poderia ser diferente? No dia do exame, elas ficaram muito incomodadas, acho que pela falta do remédio o dia inteiro, e ficamos com elas de nove da noite até as duas e meia da manhã acordadas. Elas choraram, fizeram coco, tomaram banho, mamaram, choraram e choraram, até dormir. No meio de tudo, a gente cantou, embalou, rezou, chorou junto, até passar.

IMG_7317
Eu e Bebella durante o processo de arrotar

Agora, elas estão melhorando. Em alguns momentos mamam bem, em outros não. Quando não dá para mamar no peito, dou o complemento na mamadeira que é mais fácil pra elas. Depois é uma rotina de embalar e colocar para arrotar que pode durar até uma hora. De vez em quando, vem aquele choro, a gente sente quando o leite volta e incomoda, mas o jeito é lidar com a situação. Dar o remédio e o conforto do colo quando elas precisam. Não quero ficar sofrendo por antecipação ou remoendo o que está acontecendo. Estamos focando na solução e na espera dos três meses para ver se melhora o funcionamento digestivo. Às vezes bate o desespero, mas tento manter o pensamento postivo, esquecer um pouco disso e tentar brincar, passear, manter uma rotina com as duas. Também estou tentando tratar com um remédio homeopático. É dificil porque são dois bebês, mas o nível do refluxo podia ser pior. E vamos seguindo em frente!

IMG_7368
Isabella e Maria brincando no berço, sempre

terça-feira, 13 de março de 2012

Maria e Isabella - Dois meses

A minha dupla favorita completou dois meses! Elas estão cada dia mais espertas e gordinhas. Tivemos um grande obstáculo no caminho com o refluxo, mas as coisas começam a se ajeitar.

DOIS MESES

Com mais de 60 dias elas:

- Descobriram o olhar. Acompanham tudo com os olhos, adoram meus quadros coloridos e já fazem pose para a câmera. É uma delícia poder ter essa conexão.

IMG_7225
Olha a câmera!

IMG_7227
Isabella e Maria

IMG_7230
Adivinha quem é a mais animada!

IMG_7231

IMG_7236
Mas Maria também não deixa barato

- Finalmente, chegaram os sorrisos. Eles ainda são discretos, acontecem vez ou outra, mas acontecem!

- Isabella derramou sua primeira lágrima. Maria, por enquanto, permanece de resguardo para essas coisas da vida.

IMG_7223
Strike a pose

- As duas sofrem um bocado com refluxo e deixam meu coração apertado. O leite volta constantemente e elas ficam incomodadas com a situação toda. Agora, depois de 4 dias de remédio, as coisas estão melhorando.

IMG_7243
De mãos dadas

- Elas ainda estão mamando no peito. Eba! Com a crise do refluxo, achei que ia ser difícil manter porque elas mamavam um pouco e começavam a chorar de dor, só a mamadeira resolvia. Mas, elas estão firmes e fortes.

- Ficam mais acordadas e, para a nossa alegria, dormem 4 horas seguidas à noite!

- Estão curtindo cada vez mais o bouncer e já até dormem na cadeirinha.

IMG_7270
Relax no bouncer

IMG_7293
Não é a coisa mais linda? Maria ri!

IMG_7294

IMG_7271
Isabella também curte

IMG_7265
Essa cadeirinha é ótima, minha gente!

sexta-feira, 9 de março de 2012

A dor e a delícia de ser mãe - a saga continua

Os primeiros três meses têm sido um desafio. Cada dia é uma aventura, o encontro com o desconhecido, a intensidade que chega e não quer ir embora. Quando a gente acha que tá tirando de letra, a página vira. Eu não sei como foi com vocês, mas ninguém me contou que os primeiros meses eram tão intensos. Sim, é um amor que não acaba mais, uma descoberta maravilhosa de um novo ser, porém é um desafio constante e um trabalho sem fim.Cada hora é uma coisa diferente.

IMG_7012

Agora, eu me descobri como uma mãe de coração partido. As meninas começaram a ficar incomodadas de uns dias para cá e não era mais cólica. Acontecia sempre depois das mamadas, especialmente quando elas tomavam o complemento. Desconfiamos de refluxo. Elas choravam, faziam cara feia e tinham dificuldade para arrotar a cada mamada. A Isabella sofria mais. Fomos no pediatra e ele passou uma ecografia para as duas, mas só consegui marcar para o fim do mês. No mesmo dia, elas pioraram. Choraram muito, Isabella vomitou duas vezes e a Maria uma vez. Foi uma madrugada intensa.

No dia seguinte, nenhuma melhora. Isabella não queria comer. Nada de peito ou mamadeira. Elas começavam a chorar muito quando chegavam perto do peito, não era rejeição, e sim de dor.  E acho que, para piorar, mudamos o leite artificial delas, o médico indicou o de soja e elas não se adaptaram. As duas ficaram tão inquietas que eu e o Marco não demos conta sozinhos. Meus pais dormiram aqui em casa ontem e hoje devem fazer o mesmo. Liguei para o médico e ele passou um remédio. E depois outro. Desde então, estamos sofrendo com isso. Elas deram uma melhorada hoje, mas todo o processo é sofrível. Dá um aperto no peito ver as meninas assim. A melhor hora do dia para elas, que é o mamar, ficou difícil. Já chorei com elas, rezei e estou fazendo de tudo para que elas melhorem. E sei que isso vai passar.

O processo não acaba nunca. Primeiro veio a cólica. Resolvemos, as meninas ficaram mais aliviadas e seguimos com a nossa rotina. Eu tava achando que estava bombando na amamentação, que tinha diploma de master, aquela coisa toda, e o que acontece? Tudo muda de uma hora para outra. Há quase uma semana meu bico rachou e fez uma ferida daquelas! Saiu sangue e eu travei. Corri para internet, anunciei no facebook e consegui uma pancada de dicas.

A primeira coisa que eu tentei era obviamente errada: insisti em dar o peito ferido. Saiu tanto sangue que eu fiquei com ânsia de vômito e olha que eu não tenho a mínima frescura com essas coisas. Pobre Maria parecia uma vampira. Chorei, chorei e chorei. E já tinha sentenciado o fim da minha amamentação. Como iria conseguir alimentar as meninas sem um dos seios? O problema, ou melhor, a vantagem é que não dá para desistir tão fácil assim do negócio, o leite ainda tá ali e o peito pede para ser consumido.


Peguei todas aquelas informações que me passaram e tomei como regra as que eu achava que seriam melhor para mim. Resolvi deixar a ferida cicatrizar por 24 horas. As meninas só mamavam em um seio, 10 minutos cada, e depois tomavam a mamadeira. Foi uma loucura. Achei que elas iam querer lagar o peito depois dessa, mas não! Elas ainda estão mamando firme e forte!

Passei o óleo dersani na ferida e no outro bico para prevenir e usei a conchinha de amamentação para não abafar o seio, segundo me aconselharam. Tirei leite do seio ferido, mas mesmo assim ele ficava cheio e o bico ficou sempre úmido de leite, o que foi o melhor remedio para a ferida. O leite materno cura tudo.

No dia seguinte, usei um protetor de bico para amamentar e deu certo. Mas, o outro seio depois de ser muito usado ficou rachado também, é claro. Dei um tempo nele, mas não mais do que mamada. A Isabella não gostou muito do protetor de bico e acabei descartando. No fim, elas estavam mamando bem de novo e os seios estavam menos doloridos. Agora, eu sempre esfrego um pouco de leite depois de cada mamada e estou usando uma pomada de lanolina que uma amiga me deu. E no mais, não quero saber mais de drama na amamentação.

IMG_7098
Sempre juntas e de mãos dadas

É isso. Estamos na luta e a saga continua. E para falar a verdade, apesar do desafio constante, não consigo mais me imaginar fazendo outra coisa a não ser ficar do lado delas. É tão bom cuidar delas. Sinto que amadureci tanto em tampouco tempo e a sensação é boa. E tenho certeza que esta fase vai passar rápido e dias melhores virão.  Amanhã as duas completam 2 meses. Tudo o que eu quero é bolo, guaraná e paz.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Aventuras de Maria e Isabella - 1 mês e 3 semanas

Olá, povo! Olá, blog! Olá, internet! Estamos caminhando cada dia mais um pouquinho e nos tornando cada vez mais uma família moderna. Muita coisa aconteceu e por isso mesmo me falta tempo para postar aqui. Naõ consigo visitar os blogs que eu gosto, muito menos responder e-mails, mas devagar as coisas estão se ajustando. Faço altos posts na minha cabeça, mas nunca consigo sentar e escrever. Então, vamos aproveitar o momento para colocar tudo o que for possível por aqui.

As meninas estão crescendo bem e agora ficam mais tempo acordadas. As duas também começam a perceber o ambiente, olham mais pra gente e interagem mais. Parece até que reagem melhor aos carinhos e beijos que eu não paro de dar nelas. E como adoram o aconchego do colo! Ainda estamos nos adaptando às novas rotinas e o lado positivo é que elas têm dormido mais à noite! Viva!


Passeio debaixo do bloco

Desencanei com a amamentação e por isso a coisa está fluíndo. Passei uns cinco dias bem sofríveis, achando que elas estavam rejeitando o peito. Chorei horrores, questionei tudo, mas era a cólica. Quando relaxei, o leite fluiu, o peito aumentou mais um pouco (socorro) e agora elas mamam super bem.


Mamada em dose dupla

Dou o complemento com leite artificial quando sinto que elas ainda têm fome e à noite. Mas nunca dou apenas a mamadeira, elas sempre pegam o peito primeiro, nem que seja 10 minutos, e depois tomam o complemento. Acho que assim tem dado certo. Mas também desencanei, o que tiver que ser vai ser. Eu sei que estou fazendo o meu melhor e tento deixar com que elas fiquem o máximo com o leite materno que é sempre bom.

E sim, elas estão oficialmente com a temida cólica. Não é tão intenso, mas é bem ruim. Chega o fim da tarde e é aquela coisa. Elas têm muitos gases, às vezes ficam incomodadas porque não conseguem arrotar. Quando elas ficam agitadas é péssimo, e todas as mães devem concordar comigo, porque a gente não conseguem decifrar o que está acontecendo. Não sabe se é dor, fome, calor, desconforto e fica louca.

Quarta-feira passada, foi o pior dia e acho que o incômodo piorou com o calor que tá fazendo nesse cerrado louco. Maria foi a que mais chorou. Tentei de tudo. Fiz massagem, tirei a roupa toda, dei chupeta, dei complemento, dei o peito, liguei para a minha mãe e nada. Isso porque eu tinha dado o remédio que o pediatra passou umas horas antes. Elas estão tomando o milicon para os gases e o pratium para a dor (não sou médica, minha gente, consultem o pediatra de vocês antes de dar qualquer coisa para as crianças).

Chegou uma hora em que eu já estava chorando com ela no colo e resolvi passar a bola para a minha sogra que estava aqui me ajudando e cuidava da Isabella. Às vezes, a troca de colo melhora, porque mãe nervosa é tudo o que uma criança não quer. Mas mesmo assim, ainda foi díficil. Ela acalmou um pouco, mas depois o choro continuou.


No desespero a chupeta acalma

A solução era dar um bom banho nas duas. Mas ainda esperei o meu marido chegar em casa, porque com três pessoas fica mais fácil, né? Olha, o trampo, minha gente! Dei o banho na Maria e depois coloquei no peito. Ela mamou dez minutos e dormiu. Enquanto isso, o Marco e a mãe dele davam o banho na Isabella. Ela mamou também e acompanhou a irmã. As duas dormiram que foi uma beleza! A noite foi maravilhosa e acho que desde que elas nasceram não conseguimos descansar tanto! Acordei super disposta hoje.


Eu e Marco em plena atividade

Ontem as coisas foram ótimas. Dei o remédio de 8/8h e bastante peito. Além disso, taquei o ventilador em casa! Mas quando chegou à noite, elas não dormiram também. É assim mesmo, cada dia uma aventura.

Ah, também tivemos o primeiro susto como pais... mas este é assunto de um post só. Aguardem e confiem

PS: Estou desde ontem escrevendo este post, relevem os erros please