segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Dormir, sempre dormir

Um dos grandes dilemas dos pais de bebês e crianças é o processo de dormir. Uma coisa tão boa, tão fácil de fazer, mas os bebês precisam aprender. Quando eles nascem dormem demais, dormem tanto que a gente precisa acordar pra dar de mamar! Depois começa a luta. Eles lutam tanto contra o sono que parece loucura! Só dormem quando estão exaustos. Aí os pais inventam métodos e técnicas para colocar os pequenos porque vamos combinar: noites bem dormidas deles e nossas são preciosas. Aqui já passamos por muitas fases e falei sobre isso aqui. Elas eram ninadas e reninadas nos primeiros quatro meses, depois começaram a dormir de chupeta, depois foi todo um processo para dormirem sozinhas no berço, até que finalmente encontramos o nosso próprio jeito de fazer as duas dormirem no tapete delas na sala. Bastava colocar a chupeta, abraçar a frandinha, fazer um carinho e elas dormiam no chão, no fofinho do edredom. E depois iam a noite toda. Até que a gente resolveu mexer em time que tá ganhando.

Eu e o Marco conversamos e resolvemos começar a acostumar as duas a dormirem sozinhas no berço já que elas estão crescendo e depois pode ser mais difícil parar com a brincadeira e colocar as duas para dormirem no mesmo lugar que elas fazem bagunça. Passamos uma semana colocando as duas para dormir no berço à noite só, as sonecas continuavam no chão. Continuamos com a nossa rotina: jantar, banho, brincadeira, mamadeira e dormir. Mas, assim que a gente colocava as duas no berço, elas ficavam super agitadas, algumas vezes, um dos dois perdia a paciência e aí o outro vinha e assumia o posto, a gente não deixou as duas chorarem e a minha ideia era ficar lá até as duas dormirem e isso era cansativo, pra nós dois e para elas. No meio do processo, elas também resolveram não dormir de madrugada e ficaram acordadas de 0h até 4h da matina. Ou seja, não estava dando certo.

Sem título

Um belo dia gente demorou duas horas para fazer elas dormirem, a vontade era de desistir, até que os dois respiraram, se olharam e começamos a conversar. O que estávamos fazendo de errado? O Marco queria que a gente deixasse chorar, eu não sequer admitia a ideia, achava que a gente tinha que ficar com elas no quarto até elas dormirem. Então, a gente chegou no meio termo, o método "Sabadini Stracquadanio" de fazer dormir, vamos dizer assim. E ficou assim: na hora da soneca ou de dormir (não adianta fazer só uma vez por dia, elas têm que se acostumar com a rotina) levamos pro berço, fazemos carinho, chupeta, fraldinha, boneca e a gente sai do quarto. Se elas choram, reclamam, a gente entra no quarto, faz carinho, coloca chupeta e sai de novo. Deixávamos só a luz do abajur acesa. Fizemos isso por dois dias e deu certo. Elas dormiram sozinhas e quando estavam com muito sono, não demorou nem 15 minutos! Depois, a gente ia lá cobria as duas e apagava a luz.

Sem títuloBella pouco antes de dormir sozinha

É claro que para dar certo uma coisa é essencial: paciência! E os bebês têm que estar com sono. Se não tiver, ele fica brincando um pouco no berço até se aconchegar e dormir. Vi que ficar no quarto também atrapalha as duas, elas ficam agitadas e querem brincar com a gente. Não é fácil, eu e o Marco sofremos horrores nos últimos dias, mas agora estamos vendo o resultado. Elas continuam a se sentir seguras e amparadas com a nossa presença, sabem que se gritarem ou chorarem vamos estar ali, só que estão mais independentes para dormir na hora que estão com vontade. E pra mim, que cuido das duas sozinha, foi muito bom poder ter a liberdade de ir no banheiro fazer um xixi, conseguir fazer a papinha delas sem pressa e, oi?, escrever este longo post tranquilamente. Acho que vai ajudar no meu nível de cansaço também.

Mesmo assim, ainda temos um tropeços. Hoje na hora do almoço, fui colocar as duas para dormir depois do banho, ficaram meia hora no berço e nada. Vi que a Maria tinha feito coco, troquei ela e resolvi dar uma mamadeira pras duas. Depois foi a vez da Bella fazer coco. Troquei e ela dormiu rápido, mas a Maria ficou enloquecida. Jogava a chupeta no chão, ria toda hora que eu deitava ela no berço, cantava, gritava e eu entrava no quarto e saía, entrava e saía. Ela estava me testando, minha gente! Fez isso durante meia hora. Resultado: acordou a Isabella. Fui lá deitei a Maria e ela finalmente dormiu, Isabella conseguiu dormir logo em seguida (aleluia!).

Sem título Maria aprontando

E que venham os próximos capítulos! Só para deixar resgistrado: eu não sou técnica em nada ou especialista, só estou dividino a nossa experiência por aqui na esperança de que ajude alguém também, mas cada um precisa achar seu ritmo. ;)

Ah, sim! Elas continuam a dormir a noite toda. Geralmente de umas 20h30, 21h até as 7h do dia seguinte, isso porque a gente acorda as duas todos os dias, já que Marco sai pra trabalhar às 7h30 e ele me ajuda a dar a mamadeira. Mas durante a madrugada, de vez em sempre, rola um chorinho, a gente vai lá faz um carinho e coloca a chupeta e pronto. E esse horário de verão atrapalhou toda a nossa rotina, mas enfim...

2 comentários:

  1. Tati elas estão cada vez mais sapecas e lindas. Que Deus lhe proporcione muita força e garra (que eu sei que você tem de sobra, mas só para garantir ;)). Ainda não tenho filhos mas quando tiver com certeza vou reler estes posts de cabo a rabo para dar conta. Obrigada por compartilhar. Um beijo. Isabela

    ResponderExcluir
  2. Tati esse é realmente um dilema pra pais de primeira viagem! "Errei" tanto com Cécile nesse lado que até hoje ela precisa da gente junto pra dormir! Todo mundo aqui me dizia pra deixar chorar no berço com o famoso "doudou" (bichinho de pelucia) o famoso método Ferber, aprender a se consolar ali sozinho. Tentei uma vez, ela chorou duas horas entre idas e vindas nossa no quarto, nao deu certo, desisti, e a cada vez q eu tentava reaplicar o metodo nao funcionava tudo pq eu nao tinha paciência e sangue frio de deixa-la chorando sozinha com o bichinho de pelucia. rsrsrs Ela foi ninada atééé ir pra caminha (com um ano e meio) e depois da caminha a gente precisa deitar com ela até ela dormir (hoje em dia nao ficmos nem 5 minutos até ela cair no sono).
    Com Alice e Arthur desde q eu trouxe eles pra casa a coisa é diferente, acostumei eles a dormir sozinhos no berço. No primeiro mês ficaram no quarto com a gente ( Cécile ficou até 6 meses) em seguida ja foram pro quartinho deles, vao pro berço acordados e ja sabem q ali é hora de dormir, so coloco no berço a noite mesmo, durante o dia os cochilos é na sala na cadeirinha ou no parque. Graças a Deus ta dando super certo. :)
    Vcs estao otimos como pais de primeira viagem mas vcs vao ver q pro proximo os metodos da vida serão aplicados desde o inicio!! rsrsrs Beijokas

    ResponderExcluir