sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Contagem materna: 25 semanas

Depois de uma semana confusa e mal-humorada, as coisas estão melhorando, minha gente! Quer dizer, quase. Hoje acordei meio mal, tive diarreia e uma dor muito forte na barriga e nas costas. Liguei para médica e resultado: mais buscopan, água de coco e repouso. Estou na casa dos meus pais sendo paparicada, esperando o Marco sair do trabalho. São coisas da gravidez e já me sinto bem melhor. Nós três estamos bem e positivas!

As meninas estão ótimas e agitadíssimas aqui dentro da barriga. Recebo cada cutucada que nem sei, parece uma festa. E agora acho que elas não estão mais na posição que antes. Se mexeram e eu fico confusa, sem saber quem é quem. Elas continuam no lado direito, então minha barriga tá meio desequilibrada, vamos combinar. Mas ela tá grande, tão grande, que pesa. É como se eu já tivesse quase 9 meses de uma gravidez normal.

foto(2)
Minha cara de mais ou menos depois de uma manhã de sexta conturbada.


Ainda estou com dores nos quadris, nas pernas e nas costas, sem dormir direito, mas estamos caminhando. O que me interessa agora é que elas crescam e que a gente chegue até o final. Tomei duas decisões importantes esta semana. Pedi arrego no trabalho. Estou tomando todos os dias com remédio para dor, porque à noite é insuportável o desconforto. Então, pedi para diminuir o ritmo. Admiti a derrota, chorei como toda grávida, mas tirei um peso das costas.

Depois, voltei na médica. Crise contornada. Conversei com ela e agora estou bem mais tranquila. Falamos sobre a possibilidade do parto normal e estou mais confiante. Sei que tenho que pesar todas as alternativas, mas por isso estou estudando muito e pesquisando muito para não acabar fazendo as escolhas erradas. Acho que os médicos também fazem um teste com as pacientes, tipo, "será que ela quer mesmo parto normal?". E essa é uma prova que eu preciso passar. Eu usei a minha estratégia: pergunta inicial, silêncio, cara de desconfiada e deixa o médico falar, e deu certo! Confio nela e sei que tudo vai sair o melhor possível. A cesária deve ser a última alternativa, mesmo para uma gravidez gemelar que é complicada. Vamos continuar com esse assunto ainda aqui porque é muita coisa para se debater e pesquisar! Voltaremos!

8 comentários:

  1. gosto dos posts grandes! hahaha!
    bjo!

    ResponderExcluir
  2. Tati,
    estou na torcida para que as 3 aguentem o máximo de tempo possível a barriga!
    Eu fui até 37 semanas e meia, e não cogitei o parto normal. Se fosse 1 baby, eu tinha coragem, mas 2... hummm... (eu, eu heim?) acho muito arriscado...enfim...
    Para você ter uma idéia a Rutinha virou 2 vezes em 2 semanas: ela estava cefálica, 1 semana antes de nascer estava sentada, e no dia do parto estava transversa.
    Você precisa estar bem assistida, tem a cabeça e o corpo preparado, e vai em frente! A Fernanda Lima teve gêmeos de parto normal.
    Enfim... que Deus te ilumine e te de força!
    Beijo e bom domingo,
    Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel

    ResponderExcluir
  3. Querida, parto normal gemelar é completamente possível. Parto normal não é arriscado. Qual é o risco? De o bebê nascer? hum... não sei... só sei que Não é indicação de cesárea, e muito menos eletiva. Principalmente pq os bebês gemeos geralmente não chegam até o final da gestação, então é mesmo importante esperar o máximo que der.
    Aqui, nesse link, vc consegue ver fotos lindas de um parto normal gemelar.
    Se na hora, um deles virar, vc faz o seu parto normal para o que for possível, e só depois que uma sair da barriga e a outra tiver espaço para se movimentar e encaixar é que dá pra saber qual será a posição final...
    http://www.alemdolhar.com.br/gallery/main.php?g2_itemId=962

    Bjs e boa sorte! E parabéns pela escolha! Eu tive meu parto normal há 18 dias e já to com vontade de viver tudo de novo. Foi demais. Toda mulher deveria passar por isso uma vez na vida pelo menos. é transformador.

    ResponderExcluir
  4. Tati e Mariana,
    quero deixar claro que acho lindo parto normal (aliás o normal é ter normal, é a lei da natureza), sou super à favor, mas EU não arrisquei com gêmeos. Meu parto cesárea foi LINDO E PERFEITO, e não me sinto menos mãe por isso (e tem quem diga que cesárea não é parto, pois para mim foi).
    E sei que sou uma SUPER MÃE, extremamente ligada emocionalmente com meus filhos, dedicada, amorosa, LONGE de ser perfeita, mas um MÃE no sentido literal das palavras.
    Tati, normal, natural ou cesárea, que seja o melhor para as três. Siga seu coração, mas confie também na razão.
    Beijo,
    Roberta

    ResponderExcluir
  5. olá Tati, tudo bem? meu nome é Mariana e acompanho seu blog, estou grávida de 24 semanas, mas no meu caso é um só (o Felipe). Apesar de não serem 2, tbm tenho uma gravidez considerada de risco, pois tenho diabetes tipo 1 o que é um complicador durante toda a gestação e também na hora do parto. Da mesma forma, muitas vezes é indicado o parto cesáreo, mas é possivel ter parto normal se estiver tudo ok e a diabetes bem controlada, e essa é minha vontade. Boa sorte na sua empreentada, sei que carregar dois não deve ser fácil.. mas tomara que nós duas consigamos o PN. Bjos e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Oi, meninas! A história de parto realmente é uma coisa muito discutida mesmo! Acho que cada uma faz sua escolha, como acontece com tudo na vida, o importante é pesquisar muito e estar ciente daquilo que você quer. E, às vezes, a vida escolhe pela gente. O que podemos fazer é nos preparar bastante para este momento tão especial. Eu tenho aprendido muito e espero aprender ainda mais. E sim, sonho com um parto normal para as meninas. E vamos que vamos. Obrigada pelos comentários e pela ajuda e incentivos. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Tati! É isso mesmo! O importante é a gente pesquisar e correr atrás daquilo que queremos, pq estamos no Brasil e aqui, parto normal, infelizmente, não é normal.

    Só quero deixar claro q pelo meu comentário aí eu nunca nem cogite dizer que uma mulher é menos mulher ou menos mãe pq fez cesárea. Mas infelizmente, muitas entendem isso qdo alguém defende o parto normal... Eu nasci de cesárea e a minha mãe foi uma super mãe.... E quantas mulheres por aí não tem partos naturais escondidas e depois deixam seus filhos largados por aí... Via de parto não define qualidade da maternagem, nunca! Mas, eu concordo com o que a Carol disse no relato: quando a gente pari um filho de verdade, por nós mesmas, nós renascemos! :-)

    ResponderExcluir
  8. Oi meninas, tenho um casal fe filhos 1 menina de 14anos que foi parto normal e um menino de 2 anos e meio que foi cesariana. Nos 2 casos me senti muito a maternidade ate porq na minha opiniao isso começa tao logo o inicio da gravidez, com o inicio dos chutes. Portanto n necessariamente obtipo de parto que determina o amor de mae.

    ResponderExcluir