segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mães de dois - Carol Pasuello

Devido às felizes circunstâncias, o Manual da Família Moderna vai começar uma nova série, a partir de hoje! Quando começaram a surgir as dúvidas sobre como é ter gêmeos, eu corri para a internet em busca de conselhos e dicas mães de dois. Descobri ótimas histórias, cada uma com sua característica, e por isso resolvi compartilhar algumas por aqui.

A estreante é a Carol Passuelo, mãe dos gêmos Leonardo e Rafael, que escreve no blog Vinhos, Viagens, uma vida em comum e dois bebês, http://vinhosviagenseumavidacomum.blogspot.com/
Lá, ela conta como é o dia a dia e os dilemas de uma maternidade em dose dupla. Conheça mais um pouco da história dela aqui.

Nós 3 multicolor
Os três

Quando e como você descobriu que estava esperando gêmeos?
Descobri no segundo ultrassom, com 8 semanas (fiz um para confirmar a gestação, com 5 semanas). Meu marido sempre falou que teríamos gêmeos, muito antes de eu estar grávida, mas eu nunca dei bola. No ultrassom, ele perguntou para a médica: "você já sabe que são dois?" e eu pensei: "ih, lá vem ele com esse papinho de novo..." A resposta da médica: "acabei de ver que são dois!" Não acreditei! Eu e meu marido tínhamos combinado de só contar da gravidez depois da 12ª semana, mas não aguentamos, saímos contando pra todo mundo!

Carregar dois é um desafio, como foi a sua gravidez e a preparação para o nascimento?
Minha gravidez foi muito tranquila. Continuei trabalhando normalmente, e até ia de trem para o escritórios, às vezes. Engordei pouco mais de 10kgs. Me alimentava muitíssimo bem e não precisei tomar nenhuma vitamina. Viajei várias vezes a trabalho até o sétimo mês, me sentia disposta, cheia de energia. Entrei de licença maternidade com 36 semanas, por opção. Eles nasceram na 38ª semana.

amor de irmão
Amor de irmão

Como foi seu parto e a chegada deles?
Meu parto foi muito tranquilo. Fiz cesárea eletiva, apesar de meu obstetra ter feito alguns partos normais de gêmeos e me incentivar para isso. Amamentei na primeira hora de vida deles, meu marido deu banho, foi muito legal. Os primeiros dias foram bem intensos, muita aprendizagem e adaptação!

Muito se opinia e se discute sobre a amamentação de gêmeos, como foi essa experiência para você?
Minha experiência foi muito ruim. Amamentei muito pouco e eles sempre tomaram complemento. Vejo que faltou experiência e informação no meu caso, se tivesse lido e aprendido mais, talvez tivesse conseguido por mais tempo, mesmo complementando as mamadas.

amamentação
Primeira mamada

Qual foi a melhor dica que você recebeu desde que descobriu que ia ser mãe?
Pedir ajuda e não tentar fazer as coisas sozinha. A dinâmica com gêmeos é bem diferente da dinâmica da mãe que tem apenas um bebê. A demanda nos primeiros dias (e semanas e meses) é muito intensa e realmente é necessário ter ajuda. Seja do marido, da mãe, de uma empregada ou babá, o ideal é dividir e delegar as tarefas o máximo possível.

Qual o seu conselho para as mães modernas de dois?
Para as mães de gêmeos é: força na peruca! Realmente não é fácil, mas não é impossível. É preciso organização, rotina, ajuda e muita paciência. Os primeiros momentos que são mais difíceis, depois quando eles começam a crescer e ser mais independentes tudo fica mais fácil e delicioso. Hoje os meus tem 1 ano e (quase) 5 meses e estão em uma fase maravilhosa!

2 comentários:

  1. Tati, eu fiquei tão feliz quando ontem abri o seu blog. Eu estou quase no mesmo barco, tentando engravidar, só tem que ver se meus ovários policisticos vão ajudar. Parabéns pra vocês quatro!
    E vou cotinuar lendo tudo o que vc posta aqui. Beijos

    ResponderExcluir
  2. É, imagino que se o começo é complicado, mas depois de crescidinhos, deve ser uma delícia!

    ResponderExcluir