segunda-feira, 18 de julho de 2011

Família Moderna - Lia, Filipe, Maíra e Luana

Famílias modernas são assim, cada uma tem a sua história. Cada vez que eu faço as perguntas para alguém, as respostas são diferentes e ao mesmo tempo tão parecidas que a vontade é nunca parar de perguntar!

Agora é a vez da Lia, mãe de duas lindas e descoladas meninas! Eu não conheço ela pessoalmente, só no mundo virtual. Mas a conheci com a seguinte indicação: ela é uma super mãe. Amei o depoimento dela! Ela tem o privilégio de passar muito tempo com as meninas em uma casa maravilhosa com direito a quintal (daqueles bons da nossa infância) e água para brincar à vontade.

Poder vivenciar, nem que seja só um pouco, a experiência dos outros é uma grande vantagem do mundo moderno, a gente aprende mesmo distante. Algo que nossas mães não tiveram e que nós dividimos com o mundo inteiro, sem limites. Adoro. Conheça a história da Lia e inspire-se:

Quem faz parte da família

Eu - Lia Tavares, 30 anos, taurina
Ele - Filipe Marinelli, 30 anos, taurino
Elas - Maíra Tavares Marinelli, 3 anos, e Luana Tavares Marinelli, 1 ano e 3 meses, ambas arianas (!)
Também temos 2 cachorros (a Nya e o Coiote).

SDC11361
Uma tartaruga e uma borboleta no carnaval de Brasília

Como a sua família se mantém organizada e unida em meio ao caos dos tempos modernos?
Bem, unida sim. Organizada, nem tanto. Mantemos uma ordem básica, pois criança exige rotina, né? Quando a Maíra nasceu tivemos que aprender a organizar horários de comida, banho, hora de dormir, essas coisas que geralmente não faziam parte do dia-a-dia do casal. Foram muitas mudanças, inclusive porque fomos pra a casa nova quando ela tinha 7 dias - uma chácara mais afastada da cidade - e o único lugar da casa que estava limpo e organizado era o nosso quarto, com um bercinho e uma cômoda. O resto eram caixas e mais caixas, cheiro de tinta, sem fogão, nem geladeira. Estávamos em um completo caos, mas aqueles foram alguns dos momentos mais felizes de nossas vidas!

Mas voltando ao tema, desde o começo eu e o Filipe fomos muito parceiros. Como diz uma amiga, ele faz o tipo "pai maneiro" e isso ajuda muito. Nosso esquema de trabalho também. Meu expediente é de 6 horas corridas e ele trabalha a maior parte do tempo em casa, isso é uma vantagem imensa e facilita a dinâmica.
Essa coisa da parceria é fundamental, ainda mais com duas e com uma diferença de idade pequena entre elas. Acho que acima de tudo devemos nos mover pelo amor e pelo respeito, aceitando novos papéis e aprendendo a trocar. O nascimento de um filho constrói um outro ritmo e o resto das coisas não se encerram, então precisamos cuidar da casa, do trabalho, dos filhos e do casal também. Esses dias conversamos sobre como conseguimos passar o sufoco mais brabo de ter praticamente dois bebês e sobre como tudo vai serenando com o passar do tempo. Mas não é mole não!

<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>
Maíra e Luana no quintal, colhendo goiaba

Qual o seu conselho para as mães modernas?
Acho que o mais racional: calma e paciência. Aos poucos as coisas se aprumam e conseguimos conciliar tudo e levar uma vida normal. Nunca mais voltará a ser como era antes, mas isso todas já sabemos e talvez nem queiramos mais que fosse como era...

Qual foi a melhor dica que você recebeu desde que descobriu que ia ser mãe?
Recebi sábios conselhos como: vá ao cinema e durma muito durante a gravidez ou não compre tudo que está nas listas de necessidades dos bebês. Mas um que me marcou muito foi o que ouvi de uma amiga, professora de Ioga: "aproveite esta oportunidade para aprender, ser mãe é aprender todos os dias". Comprovadíssimo.

SDC11477
Com a mãe em uma cachoeira da Chapada


Melhor momento família
Passamos grande parte do tempo juntos, mas pra mim o melhor momento família é o banho de cachoeira no quintal! Aqui em casa passa um riozinho e tem uma pequena queda d'água que chamamos de cachu. Quase todos os fins-de-semana fazemos isso e é uma delícia. Um momento onde a gente brinca muito, as meninas se divertem e aproveitamos o contato com a natureza que considero fundamental. Poder criar nossas filhas em um lugar como esse é um privilégio e buscamos aproveitar ao máximo, deixando elas soltas, descalças, em contato com as plantas, com a terra, com os bichos. Percebo que elas são muito desenvoltas, têm uma consciência corporal desenvolvida e ao mesmo tempo são amáveis... acho que esses programas contribuem pra algumas características positivas na formação da personalidade delas.

<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>
Filipe e suas filhotas em um fim de semana daqueles

luana adventure 9
Luana com 3 meses dando uma volta na Chapada dos Veadeiros

piscinão
Mamãe e as meninas com a mão na terra

Melhor atividade para fazer com as crianças
Adoro levá-las em teatrinhos, em cachoeiras e no CCBB. Lá tem uma exposição permanente em que as obras de arte são uns brinquedos muito legais e elas adoram. Como é um espaço aberto e amplo, é um dos poucos lugares onde consigo ir sozinha com as duas e passar a tarde toda sem ficar estressada em momento algum. Luana começou a andar com 10 meses e é frenética. Muito difícil ir com ela pra lugares fechados ou com muita coisa pra mexer.

Você também tem uma família moderna? Tem boas histórias para contar e conselhos para dividir? Conhece alguém que poderia muito bem estar aqui no blog? Ou só quer bater-papo? Mande um e-mail pra mim: tatisabadini@gmail.com

3 comentários:

  1. Amo essa família!! Mais do que muito!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou fã dessa família!! Também amo, mais do que muito!!!

    ResponderExcluir
  3. Que turminha exemplar!! Uma verdadeira inspiração para várias "novas" famílias como a minha!

    ResponderExcluir